ESTUDOS, LAUDOS E RELATÓRIOS DE SSO

Medidas ergonômicas e de segurança são necessárias para um ambiente de trabalho saudável e, por lei, sua observância e conformidade deverão constar em documentos que mostrarão que a empresa está de acordo com as respectivas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Abaixo estão os principais estudos ambientais elaborados pela RTA:

A) Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB): Documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que certifica que uma edificação atende a um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais de prevenção e combate contra incêndio.

B) Elaboração de PPRA e PCMAT: O PPRA serve para fazer o mapeamento dos riscos do ambiente de trabalho e o PCMAT verifica as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. A partir dos riscos que forem apontados é possível agir de forma preventiva, controlando, anulando ou eliminando os riscos do ambiente de trabalho.

C) Programa de conservação Auditiva (PCA): É um conjunto de medidas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais nos trabalhadores. Trata-se de programa estabelecido pela NR-9, referente a Riscos Ambientais.

D) Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT): É um documento regulamentado pela previdência social e não pelo Ministério do Trabalho, e tem como objetivo analisar a necessidade de aplicação do direito à aposentadoria especial para o trabalhador exposto a agentes nocivos.

E) Laudo Ergonômico: É um documento expedido para atestar as condições ergonômicas de alguma atividade específica da organização. A partir das análises das condições técnicas, ambientais e organizacionais, a AET propõe adaptações do posto de trabalho ao homem ou outras medidas administrativas, sempre com foco na saúde, segurança e desempenho eficiente das pessoas.

Consulte a RTA para estes ou outros trabalhos relativos à área de Segurança do Trabalho e de Instalações.